Culturas

Como escolher a melhor semente de soja para sua lavoura?

Com um cenário cada vez mais competitivo, mas também promissor, a cultura da soja já se consolidou como o principal grão mais produzido e exportação do Brasil. As demandas do mercado interno também são bastante altas, sobretudo para a indústria e para a agropecuária. Para garantir maior qualidade na colheita e aumentar a competitividade neste mercado, a escolha da semente de soja é um dos passos iniciais e pode fazer toda a diferença no resultado final.

 

As condições climáticas, a época e o sistema de plantio são alguns dos fatores que influenciam na escolha do melhor cultivar para sua lavoura. No entanto, para além desses cuidados, conhecer as características da semente é fundamental para garantir que você esteja escolhendo sementes de soja de qualidade.

O que garante a qualidade da semente de soja?

A semente de soja possui atributos de qualidades genética, física, fisiológica e sanitária que devem ser analisados antes de optar pela compra do insumo. Conheça melhor os aspectos que precisam ser considerados:

Alto vigor

O vigor é uma das principais características a qualquer semente. De acordo com a Associação Oficial dos Analistas de Sementes dos Estados Unidos, o vigor pode ser definido como “propriedades das sementes que determinam o seu potencial para uma emergência rápida e uniforme e o desenvolvimento de plântulas normais sob ampla diversidade de condições de ambiente.”

 

O alto vigor da semente de soja permite o melhor desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, contribui para uma maior produtividade da lavoura. Segundo dados da Embrapa, sementes de alto vigor podem aumentar a produtividade entre 10% e 12%. Para atestar o vigor das sementes, podem ser realizados diversos testes, sendo que os mais comuns são os testes de tetrazólio e o de envelhecimento acelerado. 

Taxa de germinação

Aliada ao vigor, a germinação é responsável pela uniformidade e conformidade da população de plantas. Por isso, é importante buscar sementes com alto grau de germinação. O MAPA determina que a taxa de germinação mínima seja de 80%, mas atualmente é possível encontrar sementes com germinação acima de 90%.

 

Portanto, a germinação é um fator de grande importância  na aquisição de sementes, uma vez que contribui para garantir a alta qualidade da lavoura e maximizar os ganhos em relação à produtividade e lucratividade.

Baixa umidade

A umidade, seja decorrente de chuva, neblina ou orvalho, causa enrugamento na semente  e favorece o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias, prejudiciais ao desenvolvimento das plantas. Por isso, se houver alta quantidade de água dentro da semente, a germinação pode ficar comprometida.

Para evitar que isso aconteça, o principal cuidado deve ser no armazenamento das sementes. O ideal é receber as sementes próximo ao período de plantio - para evitar que elas fiquem guardadas por um longo período - e armazená-las em um ambiente bem ventilado e sem a incidência de luz solar. 

Qualidade sanitária

A qualidade sanitária diz respeito ao alto nível de pureza da semente. Para isso, ela deve estar livre de espécies de ervas daninhas, doenças, fungos e outros patógenos que possam prejudicar o desenvolvimento das plantas. 

A sanidade das sementes influencia na sanidade da planta, sendo fundamental para que esta apresente um bom desenvolvimento inicial. A qualidade sanitária  A sanidade sanitária pode ser verificada juntamente com o teste de vigor e germinação.

Tratamento das sementes

Muitos produtores optam por realizar o tratamento das sementes em sua propriedade, mas essa prática pode causar danos mecânicos nas sementes, além de se correr o risco de utilizar produtos de tratamento na quantidade inadequada.  

Na hora de comprar a semente de soja, o mais recomendado é optar por aquelas que passaram pelo processo de tratamento industrial, uma vez que recebem a aplicação correta de defensivos que contribuem melhores condições para o plantio e desenvolvimento da lavoura.

 

 

Está em busca de sementes de qualidade para sua lavoura? O Grupo Grão de Ouro Realizar análises para a determinação da qualidade física, fisiológica, genética e sanitária das sementes de soja para oferecer insumos de alto valor agregado. Todos os nossos lotes e sementes passam por uma avaliação criteriosa e só são liberados após apresentar níveis de qualidade superiores aos exigidos pelo MAPA. 

 

Saiba mais sobre nosso Laboratório de Sementes e acesse nosso Balcão de Negócios para encontrar o especialista mais próximo de você.