Tecnologia

Tecnologia no campo: a importância da tecnologia na agricultura

A inovação tecnológica tem permitido o aprimoramento e desenvolvimento de novas práticas nos mais diversos setores da sociedade. Na agricultura não é diferente: a evolução da tecnologia no campo é apontada como a grande responsável pelo aumento da produtividade e qualidade das lavouras brasileiras.

Segundo dados do censo agropecuário do IBGE, em 2006, a tecnologia foi responsável por cerca de 70% do crescimento da produção de grãos. Dez anos antes, em 1996, a tecnologia era a responsável por 50% do aumento da produção de grãos. Esses dados nos ajudam a compreender a importância da tecnologia aplicada ao campo para otimizar os resultados do agronegócio.

De lá para cá, novas tecnologias foram desenvolvidas e têm contribuído para uma melhora significativa em todas as etapas, desde a análise e correção do solo até a colheita e armazenagem dos grãos. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância, os benefícios e as principais tendência da tecnologia no campo!

 

Por que investir em tecnologias para o agronegócio?

Por mais que muitos produtores sejam conservadores, não dá mais para negar que a transformação digital é a resposta para superar os principais desafios atuais do agronegócio. Investir em novas tecnologias significa acompanhar as demandas e necessidades do mercado, garantindo que o produtor ganhe mais competitividade e possa agregar maior valor à sua produção. 

 

Confira os principais benefícios que a tecnologia pode trazer para sua lavoura!

Aumento da produtividade

Sementes e insumos de qualidade, técnicas de manejo modernas e defensivos agrícolas eficazes, por exemplo, são algumas das grandes vantagens da tecnologia que irá refletir-se em maior aumento da produtividade. O conjunto dessas soluções permite aumentar o número de plantas por hectare, otimizando os processos envolvidos com a produção para proporcionar melhores resultados nos negócios.

Redução de custos

Se por um lado a tecnologia necessita de um investimento mais elevado, por outro ela ajuda a reduzir custos com fertilizantes, pesticidas, irrigação, dentre outros. Isso porque, quando utilizada de maneira estratégica, a tecnologia no campo oferece muito mais assertividade aos processos produtivos, além de exigir menor quantidade de produtos para suprir determinada necessidade.

Diminuição dos impactos ambientais

Plantar com sustentabilidade é um dos grandes desafios atuais da agricultura brasileira. Com a utilização da tecnologia no campo, é possível promover o uso de novas soluções sustentáveis de fonte de energia para reduzir os impactos ambientais. Além disso, a menor utilização de agrotóxicos e pesticidas permite reduzir o escoamento de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos.

Maior efetividade na correção do solo

O uso da tecnologia permite detectar a escassez de nutrientes e apresentar de maneira assertiva a quantidade de nutrientes e fertilizantes que precisam ser adicionados ao solo. Assim, fica muito mais simples e eficiente realizar a correção do solo de forma a otimizar o processo produtivo e garantir maior qualidade ao desenvolvimento da plantação.

 

Principais tendências da tecnologia no campo

Grandes plantações têm implementado sofisticadas tecnologias que vêm se destacando  em meio a esse período de grandes evoluções na agricultura. Saiba quais são as principais tendências tecnológicas empregadas no setor!

Sensores

Os sensores permitem captar a saúde da plantação, a necessidade de água e o teor de nitrogênio no solo. Alinhados à tecnologia de conexão 4G,  permitem o monitoramento constante e em tempo real da plantação. O uso de sensores é fundamental para identificar possíveis problemas de forma ágil e possibilitar a rápida ação dos gestores para a solução do problema.

Drones

Utilizados com diversas finalidades em empresas de outros setores, os drones também são uma tecnologia que pode ser aplicada no campo. Essas pequenas aeronaves controladas à distância podem carregar câmeras de alta resolução e os mais diversos tipos de sensores, permitindo que esta tecnologia seja usada para diversas aplicações, como:

  • aplicação de pulverização e soltura de parasitóides;
  • contagem das plantas;
  • medição da altura da plantação;
  • detecção de pragas;
  • monitoramento da necessidade de água e insumos;
  • dentre outras.

GPS Agrícola

O GPS Agrícola possibilita um aumento da qualidade dos processos produtivos e aperfeiçoamento de tarefas. Essa tecnologia pode ser empregada em uma série de aplicações, como localização exata de amostras de solo, coleta e análise de dados da plantação, controle e navegação de máquinas durante o serviço e mapeamento completo da produção.

Big Data

O uso estratégico de dados tem sido apontado como um grande diferencial competitivo no setor do agronegócio. Por meio do Big Data, por exemplo, é possível melhorar o fluxo de informações, garantir uma análise mais rápida e efetiva de todas as etapas e permitir a tomada de decisões e a criação de estratégias com base em dados assertivos e informações em tempo real.

Softwares

A chave para o sucesso do agronegócio é saber exatamente o que acontece no campo. Com o uso de softwares, o agricultor garante um maior controle sobre a produtividade e pode conhecer o desempenho das atividades em geral. Existem diferentes tipos de software no mercado. O ideal é sempre procurar por uma plataforma completa e confiável.

 

Os desafios da tecnologia no campo

Com novas tecnologias surgindo com cada vez mais frequência, consultores agrícolas, produtores rurais e gestores da agroindústria precisam se qualificar e conhecer as novas demandas tecnológicas para introduzi-las em sua produção. No entanto, a utilização da tecnologia ainda enfrenta certa resistência no campo. Esse é um grande desafio que precisa ser superado.

Felizmente, 67% das propriedades agrícolas no país já adotaram algum tipo de inovação tecnológica, dentro ou fora do campo, de acordo com um recente levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP). Mas é preciso ir além e entender que a tecnologia no setor de agronegócio já é uma realidade e deve estar presente em todas as etapas do processo produtivo.

É importante que o produtor sempre busque conhecer as novas tecnologias e se manter atualizado sobre esse cenário. Assim, ele poderá incorporar o que há de mais moderno e garantir maior produtividade, competitividade e lucratividade para sua lavoura.

 

O Grupo Grão de Ouro investe em soluções altamente tecnológicas para garantir maior produtividade e lucratividade ao produtor brasileiro. Quer saber como podemos te ajudar? Acesse nossa página de Serviços e conheça os diferentes tipos de tecnologia que oferecemos para o agronegócio.