Culturas

Fertilizantes agrícolas: o que levar em consideração na hora da escolha

A produtividade das culturas depende de fatores que vão desde as propriedades do solo até práticas de manejo ideais no momento da colheita. Contudo, existe um elemento essencial para que a lavoura se desenvolva de maneira saudável e possa refletir em alta lucratividade para o produtor: os fertilizantes agrícolas.

Pesquisas da Embrapa revelam que os fertilizantes podem responder por até 70% do rendimento de uma plantação. Essa contribuição significativa explica por que o investimento em produtos de qualidade é uma etapa essencial para colher bons resultados. Afinal, com o fertilizante certo é possível garantir que a produtividade da sua lavoura seja potencializada ao máximo.

Portanto, o primeiro passo é ter em mente que um investimento mais alto pode ser necessário, mas será compensado com a alta produtividade após a colheita da safra. E você, sabe como escolher os melhores fertilizantes agrícolas? Continue a leitura e saiba o que é preciso considerar na hora da escolha!

 

Como escolher fertilizantes agrícolas?

O desenvolvimento biotecnológico no setor do agronegócio permitiu o desenvolvimento de novos tipos de fertilizantes com maior potencial sobre o desenvolvimento das culturas. Buscar produtos desenvolvidos com tecnologias atuais possibilita o melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, resultando em maior produtividade e lucratividade. Saiba como escolher o seu!

 

Alta concentração de nutrientes

Fornecer nutrientes ao solo para ser reaproveitado pelas plantas é a maior função dos fertilizantes agrícolas. O ideal é sempre procurar por aqueles que fornecem alta concentração dos principais nutrientes essenciais para qualquer cultura, como Magnésio, Nitrogênio, Cálcio, Enxofre, etc. O resultado de uma taxa elevada de nutrientes irá refletir em uma cultura mais saudável e muito mais produtiva no momento da colheita.

 

Ação imediata nos solos

Muitos fertilizantes precisam ser aplicados com antecedência - geralmente três meses - antes do plantio. Para economizar tempo e realizar o melhor aproveitamento do solo, prefira fertilizantes agrícolas que possuem ação imediata. Dessa forma, é possível garantir uma melhora muita mais rápida na fertilidade do solo, sem a necessidade de prepará-lo com uma grande antecedência.

 

Resistência a doenças e pragas

Defensivos agrícolas são grandes aliados no controle de doenças e pragas da plantação. No entanto, alguns fertilizantes também contribuem para minimizar o impacto desses males tão comuns em lavouras agrícolas. Isso porque, além de nutrir o solo corretamente, a fertilização irá disponibilizar os elementos necessários para o bom funcionamento do metabolismo da planta, ou seja, o uso de fertilizantes fará a planta se desenvolver melhor e, com isso, reduzir os riscos de contaminação por doenças e pragas.

 

Crescimento do sistema radicular

Plantas com raízes mais profundas conseguem absorver os nutrientes do solo com maior facilidade e em maior quantidade. Por isso, priorizar fertilizantes agrícolas que possibilitem o crescimento do sistema radicular também é um fator que você deve levar em consideração na hora da escolha. Isso irá permitir que as plantas se desenvolvam com mais qualidade, resultando em alta produtividade e rentabilidade.

 

Atuação na construção do perfil do solo

A baixa fertilidade dos solos brasileiros é um grande desafio para obter lavouras com boas produtividades. Para superar essa barreira, o ideal é apostar em fertilizantes agrícolas que possuem atuação sobre a construção do perfil do solo. Assim, é possível corrigir a toxicidade e a falta de nutrientes com mais eficácia, tornando o solo mais rico e preparado para receber o plantio das culturas.

 

Efeito a longo prazo

Devido à lixiviação e outras intempéries, muitos fertilizantes acabam perdendo a ação ao longo do tempo. O resultado pode se refletir no comprometimento da lavoura em estágios importantes, como a floração, por exemplo. Por isso, o ideal é optar por fertilizantes que aliem ação imediata e efeito a longo prazo. Dessa forma, o produto começa a agir assim que é utilizado e garante ação no solo até o desenvolvimento final da plantação.


 

A Grão de Ouro Agronegócios é especializada no fornecimento de fertilizantes de alta qualidade, possuindo em seu portfólio produtos das marcas líderes de mercado e soluções inovadoras para garantir mais produtividade e lucratividade aos produtores. Entre em contato conosco e conheça nossos fertilizantes agrícolas!