Culturas

Plantação de soja: quais as principais vantagens e como garantir alta produtividade na colheita?

A plantação de soja começou a ganhar destaque na agricultura brasileira em meados dos anos 1960. Hoje, a cultura já é a mais produzida em todo o território nacional - ultrapassando até mesmo a cana de açúcar -, colocando o Brasil na segunda posição dos maiores produtores do grão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

A alta demanda do produto - tanto pela indústria quanto pelo mercado final - é um dos principais fatores que fazem com que a cultura da soja seja amplamente cultivada no Brasil. Para quem está pensando em apostar na plantação de soja, o Grupo Grão de Ouro trouxe as principais vantagens da cultura e dicas para garantir uma alta produtividade em sua colheita. Acompanhe!

 

As vantagens da plantação de soja

O crescimento cada vez maior do cultivo de soja tem uma explicação simples: o grão apresenta inúmeras vantagens competitivas frente às demais culturas, que o tornam atrativo para o produtor brasileiro. Confira as principais!

 

Rentabilidade

Apesar de ter custos elevados de produção, a plantação de soja oferece um excelente retorno sobre o investimento. Para se ter uma ideia, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a rentabilidade líquida para os produtores de soja na safra 2017/2018 chegou a 49,57%, totalizando uma lucratividade de R$45,4 bilhões.

 

Variedade de aplicações

A soja possui uma grande variedade de aplicações: pode ser utilizada para a alimentação humana e animal, além de servir como matéria-prima para a fabricação de biocombustíveis, cosméticos, óleos de cozinha, leites e diversos outros produtos. Essa grande variedade de uso da soja torna a demanda do grão bastante alta, o que caracteriza uma vantagem para o produtor, já que a procura pela soja está sempre em alta.

 

Crescimento da demanda

Se a demanda de soja já é grande atualmente, as previsões são ainda mais otimistas para os próximos anos. Com a crescente procura por uma alimentação natural aliada ao aumento do uso da soja na indústria de biocombustíveis, a demanda do grão vai se tornar ainda maior em todo o mundo. Segundo o estudo Projeções do Agronegócio, a produção de soja no Brasil deve crescer 27% na próxima década.

 

5 passos para a plantação de soja

Assim como outras culturas, a plantação de soja deve seguir um passo a passo de acordo com as características e necessidades do grão para permitir o correto desenvolvimento da planta e garantir alta rentabilidade na colheita. A seguir, você confere os passos necessários para plantar soja!

1. Análise do solo

A análise do solo é o principal método para avaliar a fertilidade do solo e permitir sua posterior correção. O ideal é realizar a análise cerca de 3 meses antes do plantio, sempre contando com a ajuda de um engenheiro agrônomo para garantir a correta amostragem e avaliação do solo de sua propriedade. A profundidade de amostragem para culturas anuais - como é o caso da soja - é de 20 cm, mas em áreas com solo ácido a recomendação é coletar amostras de até 60 cm de profundidade.

2. Correção do solo

A partir do resultado da análise do solo - que deverá ser feita em um laboratório de confiança - é necessário adotar os métodos de correção para garantir alta fertilidade à plantação. Para a cultura de soja, é importante aplicar calcário que eleve a saturação por bases a 50 a 60%, em função da variedade. Além disso, a soja é muito sensível à supercalagem e, por isso, é preciso monitorar o pH para que não fique acima de 6. Ainda na etapa de correção,  uso de superfosfatos garantem produtividades elevadas e tem sido apontado como uma boa opção para o cultivo de soja. 

3. Escolha a cultivar de soja

Acertar na escolha da cultivar de soja é um passo essencial para o sucesso de sua plantação. O ideal é optar por uma ou duas cultivares, sempre de acordo com a região de sua propriedade. No site do MAPA, é possível encontrar as cultivares de soja mais adaptadas à sua região, além da melhor época de plantio e os riscos associados.

4. Cuidado com o espaçamento e profundidade

O espaçamento entre linhas utilizado para a cultura da soja, normalmente, é 0,45 m a 0,50 m (tradicional) e 0,25 m a 0,30 m (mais estreito). Já a profundidade ideal de plantio é de 3cm a 5cm. Também é recomendado uma população diferente de plantas para cada cultivar. Tudo isso reflete diretamente nos resultados de produtividade de sua lavoura.

5. Atenção ao Plantio Direto

O plantio direto é o sistema de plantação de soja mais visado pelos produtores, sobretudo por garantir uma produtividade média de 20% a mais que o método tradicional. Contudo, o sistema exige três cuidados específicos para não comprometer a produtividade:  

  • Não revolvimento do solo e mínimo nas linhas de semeadura;
  • Manter o solo permanentemente coberto com cobertura vegetal;
  • Empregar a rotação e/ou associação de culturas para maximizar a biodiversidade.

 

Curiosidades

  • A soja não se desenvolve em qualquer lugar. O grão precisa de calor e frio moderado, sendo que 25ºC é a temperatura ideal para o desenvolvimento da plantação. Por isso, o cultivo fica restrito à região centro-oeste, sul e sudeste.
  • Raramente os produtores plantam apenas soja. O ideal é fazer a mescla de plantios de acordo com as estações climáticas favoráveis para o desenvolvimento de cada cultura. 
  • A época de semeadura influencia no resultado final:
  • a plantação no início da primavera com variedade precoces e superprecoces garante colheitas mais antecipadas, porém com produtividade menor que as de ciclo médio;
  • a plantação no início da primavera com variedades de ciclos diferentes garante melhor escalonamento da colheita, além de permitir o cultivo de milho safrinha e outras culturas nas áreas de plantação da variedade precoce e superprecoce,
  • a plantação ao longo de toda a primavera com variedades de qualquer ciclo favorece o escalonamento das operações de plantio e colheita, além de diminuir riscos e permitir o cultivo de novas culturas no inverno.


Quer saber mais sobre o universo do agronegócio? Siga-nos no Facebook e fique por dentro de nossas novidades!