Culturas

Plantação de café: passo a passo para garantir uma lavoura produtiva

Desde quando foi introduzido no Brasil, há mais de 100 anos, o café caiu no gosto popular e faz parte da rotina da grande maioria dos brasileiros. Segundo dados do IBGE, o café está presente no dia a dia de 76% da população, sendo que cada pessoa toma de duas a quatro xícaras diariamente. Nesse cenário, a plantação de café continua sendo uma excelente alternativa de cultivo para produtores de todo o país. 

Além de ter destaque no cenário nacional, a demanda mundial pelo café também é bastante alta, o que representa um bom negócio para produtores que desejam exportar o grão. O Brasil já é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo. Isso mostra o quanto a cafeicultura é uma opção consolidada, com grande demanda e altamente lucrativa.

Se você está pensando em começar sua plantação de café, este artigo foi feito para você. Abaixo, preparamos um passo a passo com as principais recomendações para que sua lavoura seja produtiva e rentável. Acompanhe!

 

Cuidado com o local de plantio

Assim como qualquer outra cultura, o café necessita de condições ideais específicas para que possa se desenvolver adequadamente. A plantação de café se desenvolve mais facilmente em solos planos, férteis e drenados. O cerrado mineiro, por exemplo, é uma região bastante favorável ao cultivo de café, uma vez que apresenta um solo sem pedregosidade, bem drenado e sem limitação para a mecanização.

Além disso, Minas Gerais possui altitudes que variam de 800m a 1250m, que são ideais para o café se desenvolver com qualidade. Como o solo é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer cultura, essas características tornam a região um excelente local para a plantação de café.

 

Fique atento às condições climáticas

A plantação de café deve ser realizada em locais com condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da cultura. As plantas de café crescem com melhor qualidade em temperaturas que variam de 18ºC a 23ºC. Acima de 30ºC, o grão tem uma grande dificuldade para se desenvolver e, geralmente, não apresenta boa qualidade.

A precipitação e a umidade são outros fatores que devem ser levados em consideração. O regime de chuvas considerado ideal está entre 1200 mm e 1500 mm anuais, enquanto a umidade do ar deve ser, preferencialmente, média, uma vez que tanto a alta quanto a  baixa umidade prejudicam o desenvolvimento do café.

 

Realize a análise do solo

Realizar a análise química, física e biológica do solo é indispensável para corrigir deficiências nutricionais e garantir o correto desenvolvimento da plantação de café. Mesmo no cerrado mineiro, que possui um solo favorável para o crescimento do grão, a análise do solo não deve ser deixada de lado.

O ideal é ir além dos 20 cm tradicionalmente utilizados como profundidade para a análise do solo. A análise de camadas inferiores - entre 40 cm e 60 cm - permite corrigir os problemas de fertilidade com maior eficácia, fazendo com que o sistema radicular da planta explore o solo em maior profundidade. 

 

Prepare o solo

A preparação do solo é uma das principais etapas para garantir o sucesso de sua colheita. Como o café é uma cultura perene, qualquer erro nos estágios iniciais só poderá ser corrigidos na renovação da lavoura. Primeiramente, é preciso eliminar a erosão do solo; passar um trator esteira é uma excelente forma de igualar o terreno e deixá-lo plano.

Na sequência, é preciso corrigir os problemas de fertilidade apontados na etapa de análise do solo. Aqui, é importante buscar tecnologias inovadoras que contribuem para garantir uma qualidade superior à planta. O Grupo Grão de Ouro possui um portfólio completo desenvolvido especificamente para a lavoura de café. Você pode conhecer melhor clicando aqui

 

Escolha o cultivar

Existe uma série de tipos de café que você pode optar por plantar. A maioria das plantações nacionais são compostas pelos cultivares Catuaí e Novo Mundo, mas outras espécies também são vantajosas. O ideal é optar por cultivares com boa resistência à ferrugem e nematóides. 

O que você precisa ter em mente é a dificuldade de manejo: cultivares mais vigorosas e produtivas exigem maior cuidado com fertilidade e podas; já as cultivares suscetíveis à doenças e pragas precisam de maiores cuidados fitossanitários. Conheça melhor as diferentes cultivares:

 

Fonte: Consórcio Pesquisa Café

 

Faça o plantio adequado

Nas áreas mais antigas, o plantio de café era feito em linha reta. Essa forma de plantar o grão faz com que a planta receba sombra de um lado e sol de outro ao longo do dia. O mais recomendado é que o café seja plantado seguindo a orientação solar para que a planta receba a mesma quantidade de luz em ambos os lados, favorecendo a maturação dos frutos de maneira mais uniforme.

Em relação ao espaçamento, os modelos mais adotados atualmente possuem as medidas de 1,75–2,00 m x 0,5 m para plantio adensado) e 3,5–4,0 m x 0,5 para plantio largo na rua e fechado na linha, adotada em lavouras mecanizadas. A técnica de plantio semiadensado,  com espaçamento de 2,5–3,2 m x 0,5 m, também é muito adotada. Este modelo exige maior frequência nas podas, mas por outro lado garante uma produtividade mais alta. 

 

Cuide da irrigação

A falta de irrigação adequada pode causar o abortamento das flores, prejudicar o enchimento dos grãos na época de granação e afetar o desenvolvimento das gemas florais na próxima lavoura. Dessa forma, a irrigação é uma das principais técnicas que devem ser colocadas em prática após a plantação de café.

A irrigação deve começar após a primeira florada e se estender até o estresse hídrico que antecede a próxima florada, de acordo com o déficit hídrico de cada solo. Como a alta umidade prejudica o desenvolvimento dos grãos, o método mais recomendada é a é a técnica por gotejamento.



Quer desenvolver uma lavoura altamente produtiva e lucrativa? O Grupo Grão de Ouro pode te ajudar em todas as etapas do seu negócio. Desde o plantio, fornecimento de insumos agrícolas, beneficiamento, armazenagem e comercialização de grãos, nossa equipe está pronta para garantir que sua plantação de café seja um sucesso. Entre em contato conosco!